CARBOIDRATOS

Os CARBOIDRATOS são moléculas orgânicas onde a sua principal função biológica é a de fornecimento de energia

Resultado de imagem para molécula de carboidratoOs carboidratos ou hidratos de carbono são também conhecidos como glicídios ou como açúcares. Esses compostos possuem a principal função biológica de fornecimento de energia e podem ser quimicamente definidos como:

“Compostos que possuem vários átomos de carbono ligados a grupos hidroxila (OH) e que possuem também as funções cetona ou aldeído.”

Os carboidratos podem ser classificados de diversas maneiras diferentes

Os glicídeos podem ser divididos em dois grupos. Uma dessas classificações são os “Oses” que são os monossacarídeos. E outro modo de classifica-los são os “Osídeos” que por sua vez podem ser divididos entre oligossacarídeos e polissacarídeos.

Oses ou monossacarídeos:Resultado de imagem para alimentos com glicose

São os carboidratos de estrutura mais simples, possuindo apenas um grupo aldeído ou cetona. Eles não sofrem hidrólise, mas podem ocorrer reações entre monossacarídeos com a formação de um dissacarídeo ou de um polissacarídeo.Resultado de imagem para alimentos com frutose

Entre os principais monossacarídeos temos a glicose e a frutose.

Osídeos:

Sofrem hidrólise, produzindo oses. De acordo com a quantidade de oses, podem ser oligossacarídeos ou polissacarídeos.

Oligossacarídeos

Quando sofrem hidrólise, os oligossacarídeos produzem um número pequeno de oses. Se forem duas oses, o carboidrato será um dissacarídeo. O principal dissacarídeo é o açúcar A sacarose é um dissacarídeocomum ou sacarose (C12H22O11), que é formada por dois monossacarídeos, a glicose e a frutose.

C6H12O6 + C6H12O6 → C12H22O11 +H2O

Resultado de imagem para celulose

Polissacarídeos

Eles são formados pela união de várias moléculas de monossacarídeos. Quando sofrem hidrólise, também produzem um número grande de unidades de monossacarídeos iguais ou diferentes.

Alguns dos exemplos principais de polissacarídeos são o amido e a celulose.

Fonte:

brasilescola.uol.com.br

Leave a comment